quinta-feira, 24 de junho de 2010

Atividade Solar Intensificada

A NASA alertou a respeito de uma possível tormenta solar devastadora em 2013. Segundo suas estimativas, o plasma solar poderia causar sérios danos aos sistemas de comunicações (televisão e Internet) e energia, e seus efeitos seriam 20 vezes mais intensos do que os do furacão Katrina.




Durante o lançamento do Observatório de Dinâmica Solar da NASA em fevereiro passado, pesquisadores do Rutherford Appleton Laboratory, de Oxfordshire (Inglaterra) alertaram sobre os efeitos dos ventos solares durante os Jogos Olímpicos em 2012.

Agora, os especialistas da agência espacial estão preocupados com o perigo que poderia supor para a Terra a explosão de uma única e grande tormenta espacial, gerada a mais de 150 milhões de quilômetros de distância, sobre a superfície do Sol.

- "Acho que estamos em uma nova era na qual o clima espacial pode chegar a ser tão influente em nossa vida quotidiana como o clima terrestre comum", afirmou Richard Fisher, chefe da Divisão Heliofísica da NASA. - "O Sol está acordando de um profundo sono e nos próximos anos esperamos ver níveis bem mais altos de atividade solar. Ao mesmo tempo, nossa sociedade tecnológica desenvolveu uma sensibilidade sem precedentes às tormentas solares", expôs o especialista.

Por isso investigadores, legisladores e políticos norte-americanos se reuniram no Foro de Clima Espacial em Washington para aperfeiçoar o enfoque na proteção de infraestruturas críticas. O objetivo final é melhorar a capacidade do ser humano para preparar-se, mitigar e responder a fenômenos meteorológicos do espaço potencialmente devastadores. A NASA acha que grande parte do dano pode ser evitado se for conhecida a chegada de uma tormenta com a maior exatidão possível, com ações que, por exemplo, protejam os satélites ou desliguem os transformadores.

As sondas como STEREO, ACE ou SDO proporcionam informação atualizada minuto a minuto sobre o que está acontecendo no Sol, o que permite monitorar e analisar as erupções solares permanentemente.

Matéria retirada do site Mdig

E será a luz da lua como a luz do sol, e a luz do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR ligar a quebradura do seu povo e curar a chaga da sua ferida. Isaias 30-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário